O impacto da tecnologia na controladoria

A tecnologia tem sido uma das grandes protagonistas da transformação digital. Vários setores já sentiram as mudanças impostas, e na controladoria não poderia ser diferente.

A digitalização dos processos já era uma tendência mundial e com a pandemia, o que era esperado para o futuro foi antecipado.

Pensando nisso, vou compartilhar um pouco da minha visão sobre o impacto da tecnologia na controladoria e o que espero para o futuro.

A evolução

A contabilidade existe desde os primórdios da humanidade e por muitos anos foi tida como uma ciência de natureza extremamente técnica. Mas com o avanço da tecnologia, a qualidade do serviço prestado por profissionais da área tem evoluído exponencialmente.

Considerando que a contabilidade fornece informações importantes a respeito do patrimônio de uma entidade, seja para processos decisórios ou meros registros, contar com os recursos tecnológicos e consequentemente resultados mais ricos e precisos, foi um grande marco.

Um ótimo exemplo é o software de gestão orçamentária, que torna a projeção financeira de uma empresa muito mais rápida e eficiente, ao contrário do velho planejamento orçamentário feito em planilhas no Excel.

Por meio de tecnologias como essa, os gestores não ficam restritos ao simples planejamento. Podem analisar a performance, projetar cenários diferentes, controlar vendas, RH e investimentos, e com tudo isso traçar estratégias mais assertivas para a companhia.

Portanto, podemos dizer que hoje a controladoria tem papel gerencial, e não apenas operacional como acontecia antigamente. Tudo isso graças a aplicação da tecnologia no setor.

O novo profissional da controladoria

De acordo com a tese Impacto das novas tecnologias de informação e análise de dados nas empresas e nos profissionais de controladoria e finanças, desenvolvida na Fundação Getúlio Vargas, a integração da tecnologia vai exigir do profissional outras habilidades, além do campo técnico.

A pesquisa identificou novas soft skills essenciais para os profissionais do futuro. Dentre elas estão visão de negócios, entendimento da estratégia da corporação e interpretação de dados e informações.

Com isso, esse novo colaborador 4.0 será capaz de aliar habilidades técnicas às ferramentas digitais, tomando decisões em prol dos negócios.

Uma série de vantagens

Além de tudo isso, existem outros benefícios da aplicação da tecnologia na controladoria. Dentre eles, destaca-se a agilidade.

O mercado oscila todos os dias e isso deve ser levado em conta com velocidade suficiente para responder as mudanças com assertividade. Com isso, também é possível mitigar prejuízos e prevenir riscos. “Medir é importante: o que não é medido não é gerenciado” (KAPLAN; NORTON, 1997)

Outra vantagem está na redução dos erros humanos. Hoje, a inteligência artificial é capaz de melhorar o desempenho, fornecendo soluções precisas e sofisticadas.

A quantidade de dados acumulada atualmente é um impeditivo para trabalhos manuais, Empresas de médio e grande porte usam sistemas integrados (ERP) para a operação, mas gastam muito tempo com arquivos paralelos no “SAP” (Sistema avançado de planilhas) e cabe ao gestor entender o processo, ajustar o ERP a rotina e operação do time e eliminar toda atividade secundária e repetitiva. É uma segurança para a empresa pela despersonalização do processo, para o time que terão processos definidos com garantia de funcionamento e para o contador que poderá ter informações de qualidade em um único lugar sem aquele arquivo corrompido ou não visionado corretamente.

Concluindo…

Uma vez que o impacto da tecnologia na controladoria é entendido em toda sua magnitude, surge a dúvida: como implementar essa otimização?

Infelizmente não existe uma receita pronta para isso, mas um bom começo é fazer uma leitura de mercado, identificando aquilo que é importante e começar a mudança bem devagar e incremental. Processos acelerados costumam ser bem caros e não eficientes.

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